segunda-feira, 14 de julho de 2008

Afinal o que é a energia?

A definição de energia não é fácil, mas penso que vos consigo transmitir uma pequena noção de energia... A energia pode se associar a materiais (como a gasolina que faz andar o carro) ou a movimentos. A partir daqui podemos associar que a energia é transmitida entre corpos e sem ela é impossível serem realizados quaisquer trabalhos. Também podemos definir energia como uma medida de capacidade para qualquer coisa ser realizada.

Mas cuidado! É importante saber-se que a energia não é o mesmo que força, porque a força é aplicada num corpo e não pertence a um sistema (sendo a energia transmitida entre corpos, existe uma fonte e um receptor).


Vou dar-vos um exemplo mais aprofundado de transmissão de energia entre corpos:

1) Imagine-mos que cada um de vós está a escrever com uma caneta qualquer coisa, por exemplo (veio uma onda e levou tudo.).

1a) Digam-me, quando é que a energia foi transmitida entre corpos?

Se a energia está associada ao movimento dos corpos então é fácil! A energia foi transmitida entre corpos quando "alguém" estava a escrever... ou cientificamente falando a energia foi transmitida da nossa mão (fonte de energia) e recebida pela caneta (receptor nº1) que por si transmitiu a energia recebida pela mão para o papel (receptor nº2).

Existem vários tipos de energia:

.Energia luminosa - quando há transmissão de energia através da luz;
.Energia térmica - quando há transmissão de energia através do calor;
.Energia radioactiva - quando há transmissão de energia através de radiação;
.Energia química - quando há transmissão de energia através de substâncias;
.Energia mecânica - quando há transmissão de energia através do movimento;
.Energia eléctrica - quando há transmissão de energia através de corrente eléctrica;
.Energia sonora - quando há transmissão de energia através da produção de sons;

Como a energia é um bem essencial para a realização de qualquer trabalho, o Homem dispõe de dois tipos de fontes de energia: as fontes primárias e as fontes secundárias.

.As fontes primárias dividem-se em renováveis e não-renováveis e as fontes secundárias não se dividem porque são obtidas a partir das fontes primárias (como por exemplo o petróleo bruto, o carvão e o gás natural).

.Quais as fontes não-renováveis de energia? As fontes não-renováveis de energia são aquelas que demoram centenas de anos para serem formadas e que são limitadas, como o carvão, o petróleo bruto e o gás natural.

.Quais as fontes renováveis de energia?

As fontes renováveis de energia podem ser usadas constantemente e de forma ilimitada, como por exemplo: o vento, a força das marés, o sol, a energia hídrica, a geotérmica, a biomassa e o biogás.


A energia também pode ser classificada quanto ao modo como se manifesta, assim existem a energia cinética - associada ao movimento dos corpos e a energia potencial -associada à energia armazenada nos corpos.

Possível cura para o cancro

É verdade! Um grupo de norte-americanos estudou durante 5 anos os efeitos que o "Honokiol", componente da magnólia extraído das pinhas da árvore, pode ser o próximo passo para a descoberta da cura para o impedimento da mutação da proteína Ras, principal causadora de um terço das doenças oncológicas.





Estes cientistas chegaram à conclusão de que o "Honokiol" poderia ser a cura para as doenças oncológicas (um terço), depois deste ter tido efeito positivo em ratos (animal com o organismo mais parecido com o nosso), impedindo o desenvolvimento da doença de Ras e a infecção das células. Esta descoberta foi feita por duas pessoas que estudaram, respectivamente, este componente da magnólia, foram eles Jack Arbiser e David Foster.


E, porque é que a proteína Ras é prejudicial? Esta proteína tem a capacidade de exercer uma auto-mutação que faz com que as células tumorais estejam em constante desenvolvimento e até à data os efeitos desta não permitiam o desenvolvimento de tratamentos. Mas, com a descoberta dos efeitos do componente da magnólia, Jack Arbiser e David Foster pensam que com a junção deste componente e de tratamentos anti-tumores, os tumores desenvolvidos pela proteína de Ras poderiam resistir menos às terapêuticas.


Fonte:

.Site Ciência de Hoje

domingo, 13 de julho de 2008

E-escolas TMN - iniciativa do governo

Bem! Sabemos que o nosso país não é uma grande potência mundialmente conhecida ou que tem fama de organização de índices de desemprego, crimes ou fraudes baixos...NÃO! Mas contudo, o nosso governo tomou uma grande iniciativa que poderá ajudar a desenvolver melhor Portugal, falando em termos de adaptação às novas tecnologias...

Muitos já devem ter ouvido falar acerca do projecto e-escolas TMN!? O e-escolas TMN é uma iniciativa do governo que visa promover o interesse e o contacto dos cidadãos portugueses (nomeadamente os pré-adolescentes) com as novas tecnologias a um baixo custo.


Contudo qualquer um pode adquirir um portátil mais uma banda larga TMN por apenas 150€*.


Penso que esta iniciativa tenha incentivado os cidadãos portugueses a estarem ligados ao Mundo... e para vermos como este projecto foi considerado uma grande iniciativa, ficaram as observações de Bill Gates e de alguns presidentes de empresas de marcas.




Lançamento do novíssimo Microsoft Surface





Já se encontra no mercado o novo sistema Microssoft, é o Microsoft Surface e pode ser adquirido por 10.000 dólares (cerca de 7000 euros). Este novo sistema foi feito a pensar no futuro e para ser usado em hotéis luxuosos, casinos e restaurantes luxuosos. Este sistema consiste num ecrã táctil e numa interface simplificada.


Este projecto estava em desenvolvimento à cerca de 5 anos e foi apresentado à sociedade por Steve Ballmer.



E, o que diferencia o Microsoft Surface de qualquer outro sistema Microsoft? Este sistema é feito a partir de uma mesa táctil na horizontal, deixando de existir o teclado e o rato, passando a que todas as acções sejam feitas tactilmente...contudo o Surface também reconhece objectos colocados sobre a mesa táctil (copos com substâncias, telemóveis, Ipods, etc...); um bom exemplo das funcionalidades do Microsoft Surface é por exemplo, numa situação de restaurante, se colocar-mos um copo com vinho em cima da mesa, faz com que o Microsoft Surface reconheça a substância (o vinho) e nos dê qualquer informação acerca do mesmo.






Fonte:
Sapo.pt


sábado, 12 de julho de 2008

Irão - projecto nuclear: mas para que fins?

Este tema tem suscitado, já a algum tempo, dúvidas acerca do porquê do projecto nuclear do Irão. Pois já se viu e ouviu de tudo: governo iraniano afirma que é um empreendimento lucrativo e para desenvolvimento do país, contudo fica a população em dúvida, pois o Irão já fez testes de misséis com capacidade de atingirem milhares de quilómetros, ou melhor, com capacidade de atingirem Israel.


Hoje, dia 12 de julho de 2008, o assessor de Ali Khamenei, Mojtaba Zoolnor, em nome do Irão, disse que o Irão irá atacar Israel e 32 bases militares dos E.U.A, em caso de um ofensiva militar.



Os E.U.A e Israel afirmam que não iram abrir fogo contra o Irão em caso de não conseguirem fazer com que os iranianos desistam deste projecto nuclear


Fonte:
.Diário Digital

Feliz aniversário Speeder_76

Speeder_/& (considero-o um primo-amadrinhado) uma pessoa impossível de esquecer, isto porque é uma pessoa muito compreensível, amiga, com força de vontade e com talento jornalístico... Já devem ter reparado que eu falo acerca dele no "Acerca de Mim" no meu blog, isto porque foi ele que me incentivou a criar um blog.


Assim aproveitei e tirei partido... uma vez que o Paulo é jornalista e repórter jornalístico... é também um fanático do Benfica e do automobilismo (principalmente de F-1), confirmem isso no seu blog continental-circus.

Bem! mas qual o intuito deste post.....10.....9.....8.....7.....6.....5.....4.....3.....2.....1...Muitos parabéns Speeder_76 pelos teus 32 anos e que faças muitos e muitos mais, para poderes ver o Benfica a ganhar a Champions League, a selecção portuguesa a ganhar um Europeu ou um Mundial e que o Álvaro Parente ganhe um corridinha de F-1...

Parabéns do teu amigo Micael Monteiro

Fica bem!!!!!!!!!!!!!!

"A partícula Divina"

A teoria da partícula divina foi estudada por um teórico britânico - Peter Higgs - postulando que esta partícula divina, partícula de Deus ou bosão de Higgs, estava interligada com as quatro forças da Natureza, segundo o qual poderá estar no início da formação do Cosmos.


Esta partícula, explica também a existência e mudança de massa dos corpos, devido à atracção gravitacional. Por este motivo os cientistas gastaram milhares de milhões de euros para poder "apanhar" o bosão de Higgs, através de uma máquina ultra rápida que entrará em funcionamento este ano no laboratório de estudo de partículas - C.E.R.N - na Suíça.


Não é difícil perceber a forma como o bosão de Higgs tem capacidade de atrair massa para si! Podemos dar um exemplo bastante prático englobando a sociedade... E, como? Imaginemos uma s
ala (representa o Espaço) cheia de vários cientistas (que representam outras partículas, como os protões, neutrões, átomos e quarks, que fazem parte do campo de Higgs) e derrepente entra no compartimento uma personalidade conhecida, o célebre Albert Einstein (que representa o bosão de Higgs), e que faz gerar uma perturbação na sala que se propaga à medida que a personagem se desloca na sala, ao mesmo tempo que vai atraindo para si admiradores. Deste modo o célebre cientista Einstein (bosão de Higgs) vê-se impossibilitado de entrar numa outra sala; partindo agora para um modo mais teórico-físico a partícula vai ganhando massa e vai aumentando os seus valores de resistência.

Depois desta análise podemos ficar cientes de que a descoberta desta partícula é extremamente importante, e que fará com que haja uma evolução a nível físico, no que corresponde ao campo de Higgs que faz com que os corpos com massa se mantenham suspensos no Universo.


Motor de busca:
.Wikipedia
.revista Super interessante edição nº 120

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Super edição...a primeira edição era assim!

É verdade caros amigos, a revista super interessante tem 20 anos, festejados no mês de Outubro do ano de 2007.



Foi a partir do ano de 1987 que a sociedade começou a passo e passo a ter conhecimento do mundo científico, teórico, químico, biológico, e outros, conhecimento este apenas conhecido pelos especialistas desta área.


De início (provavelmente) as pessoas poderiam ter algumas dúvidas acerca da revista super interessante, pois tal realidade era desconhecida pela sociedade não-alinhada aos assuntos comentados na revista.


No primeiro título da primeira revista super interessante destacou-se a "Revolução dos supercondutores", onde se destacaram os futurísticos (actualmente conhecidos) transportes do futuro, que iriam facilitar a vida das pessoas e as trocas comerciais, utilizando-se um meio pouco poluente.


Contudo ainda havia muito estudo pela frente, antes deste inovador projecto ser posto em prática... Neste primeiro lançamento da revista super interessante destacaram-se algumas perguntas (como subtítulos), as respectivas respostas e alguns títulos históricos... das quais se destacaram: "A ciência salva paixão de 3.200 anos" - geólogos encontraram o túmulo da princesa Nefertári em 1904; "Existem espécies que reproduzem sem a comparticipação dos machos?" - cientistas estudaram uma espécie de lagarto que se reproduz através de partenogênese, sendo esta espécie formada 100% por lagartos fêmeas; "Pode a Ciência crer em Deus?" - nem a ciência nem a religião consegue até hoje encontrar um facto exacto da existência do Criador; destacando-se outras notícias com títulos link:


http://super.abril.com.br/