segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Barack Obama terá tido os dias contados?

Barack Obama já tinha pode suspirar de alívio, por enquanto, uma vez que agentes federais desmascarou um grupo de militantes neo-nazis, que iriam atentar contra o (possível) futuro presidente dos Estados Unidos da América.


Segundo a agência "Associated Press", agentes federais interceptaram dois homens neo-nazis que planeavam uma massacre numa escola de Tennessee, onde tencionavam matar "88" jovens a tiro, e "14" deles seriam decapitados.


De acordo com a seriedade dos conspiradores (entre os 18 a 20 anos), estes deixaram expressos que iam suicidar-se após tal acto.



Contudo, a Agência Nacional de Segurança, este acto seria bastante complicado, para atingir o político americano.



Fonte:

.Semanário Sol

sábado, 25 de outubro de 2008

"Pílula do esquecimento"

Um grupo de investigadores a nível internacional conseguiram apagar memórias selectivas do cérebro de um rato, através da manipulação de uma molécula.

Nos humanos esta técnica é mais complexa, mas esperasse que num futuro próximo, seja possível apagar-mos as más memórias da perda de alguém próximo, conflitos na vida amorosa, e até os nossos próprios medos.



Investigadores do
Brain e Behavior Discovery Institute, nos Estados Unidos, e do Institute os Brain Functional Genomics de Shangai, na China, descobriram que existe uma molécula, que, quando devidamente implementado, pode seleccionar as memórias que deseja apagar, deixando aquelas que não causam qualquer distúrbio no ser humano totalmente intactas.


A molécula de que está a ser trabalhada é a Alfa-CaMKII, conhecida como molécula da memória controlada, que armazena todas as memórias e reacções do ser humano.


O processo no laboratório consistiu em alterar geneticamente esta molécula, aumentando a actividade genética da Alfa-CaMKII.


Depois de serem feitas estas alterações, os ratos foram postos à prova com a sua "nova memória", como o reconhecimento de objectos ou condicionamento do medo, e descobriram que apresentavam uma maior dificuldade para recordar que os ratos normais.

Contudo, estes testes, tiveram o seu lado negativo uma vez que os ratos já não sabiam o que lhes dava medo, pois as últimas recordações eram apagadas.


Isto poderá vir a ser um grande empreendimento para a ciência psicológica, e que ajudará a humanidade.

Fonte:
.Diário de Notícias Online

domingo, 12 de outubro de 2008

Portugal vs Suécia

Queiroz suspirou de alívio com o empate frente à Suécia, na noite passada, garantindo um ponto.Foi realmente aliviante, uma fez que Portugal não podia correr riscos, depois da derrota frente à Dinamarca. Segundo o treinador português, o primeiro tempo foi "arrepiante", e o Cristiano Ronaldo passou o tempo todo a gritar com os colegas para estes fazerem "pressing". Depois da Suécia ter falhado 4 lanças perigosos, Portugal só reagiu, rematando pela 1ªvez, aos 22 minutos de jogo. Depois, veio o intervalo que foi importante para a equipa lusa, porque veio refrescar a cabeça dos português, tendo estes reagido de outra maneira na 2ªparte, impondo o respeito e a capacidade de saber jogar; contudo, a ambição de ganhar não ficou presente na noite passada...afirmou Carlos Queiroz.

Fonte:
.JN Online

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Cai neve em Marte!

Depois de ter sido encontrado água no estado sólido (gelo), a NASA e a Agência Espacial Europeia encontraram neve em Marte.A nave Phoenix Mars Lander da NASA detectou neve a cair das nuvens de Marte. Estas encontravam-se a 4 km acima do local onde estava situada a nave.
Após as análises feitas com um braço escavador, a NASA pode provar que no passado houve/existiram interacções entre água e minerais no planeta.


Estas análises efectuadas por um objecto/instrumento a laser (desenhado para recolher informação sobre a forma como a atmosfera e a superfície interagem em Marte), são mais um importante dado para a investigação ou "Missão Marte" (MM).

Jim Whiteway, da Universidade de York, Toronto, afirma que nunca viu nada assim em Marte!


Segundo outras fontes também foram encontrados indícios de carbonatos de potássio em Marte, o que prova a interacção de água.
Para que esta missão fosse a "cabo", houve o contributo de várias partes:
.Agência Espacial do Canadá;
.Universidade de Neuchâtel, na Suíça;
.Universidades de Copenhaga e Aarhus, na Dinamarca;

.Instituto Meteorológico da Finlândia;
.Instituto Max Planck, na Alemanha;

Fonte:
.Diário de Notícias Online

E porque hoje é quarta...