sábado, 25 de outubro de 2008

"Pílula do esquecimento"

Um grupo de investigadores a nível internacional conseguiram apagar memórias selectivas do cérebro de um rato, através da manipulação de uma molécula.

Nos humanos esta técnica é mais complexa, mas esperasse que num futuro próximo, seja possível apagar-mos as más memórias da perda de alguém próximo, conflitos na vida amorosa, e até os nossos próprios medos.



Investigadores do
Brain e Behavior Discovery Institute, nos Estados Unidos, e do Institute os Brain Functional Genomics de Shangai, na China, descobriram que existe uma molécula, que, quando devidamente implementado, pode seleccionar as memórias que deseja apagar, deixando aquelas que não causam qualquer distúrbio no ser humano totalmente intactas.


A molécula de que está a ser trabalhada é a Alfa-CaMKII, conhecida como molécula da memória controlada, que armazena todas as memórias e reacções do ser humano.


O processo no laboratório consistiu em alterar geneticamente esta molécula, aumentando a actividade genética da Alfa-CaMKII.


Depois de serem feitas estas alterações, os ratos foram postos à prova com a sua "nova memória", como o reconhecimento de objectos ou condicionamento do medo, e descobriram que apresentavam uma maior dificuldade para recordar que os ratos normais.

Contudo, estes testes, tiveram o seu lado negativo uma vez que os ratos já não sabiam o que lhes dava medo, pois as últimas recordações eram apagadas.


Isto poderá vir a ser um grande empreendimento para a ciência psicológica, e que ajudará a humanidade.

Fonte:
.Diário de Notícias Online

Sem comentários: