segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Jovens severamente afectados por certos videojogos!

Um psicólogo inglês alerta para as situações de dependência dos jovens pelos videojogos, e para os problemas que estes trazem (saúde-coração).
Deste modo, foi realizado um estudo, pelas universidades de Estocolmo e Uppsala e o Instituto Karolinska, na Suécia, junto de um grupo de jovens (entre os 12 e os 15 anos), que jogaram dois tipos de jogos diferentes.



Este estudo foi realizado, durante a noite, enquanto os rapazes jogavam, e quando dormiam. Reparou-se que os batimentos cardíacos dos rapazes aumentavam com os jogos com alguma violência do que quando jogavam jogos sem essa matriz.




Curiosamente, mesmo quando estavam a dormir os batimentos cardíacos eram praticamente os mesmos; contudo, os rapazes não afirmavam ter dormido mas investigadores afirmam que ainda é muito cedo para tirar conclusões, mas é facto que este tipo de jogos têm influências no sistema nervoso e fisiológico.

Este estudo irá permitir com que os cientista averiguem se os jogos violentos se encontram em paralelo com a agressividade da pessoa que o joga, as consequências de jogar em consolas ou no computador e distinguir os diferentes efeitos de jogos diversos.

Este artigo foi lançado aquando do lançamento da extensão do famoso jogo «World of Warcraft».

Com este estudo, ouviram-se vários comentários, sobre internautas que jogam este jogo, e que têm diferentes opiniões. os mais preocupados com os efeitos negativos deste tipo de jogos são os pais e os educadores/professores.

Os pais e os professores têm razões para ficar preocupados, mas devem sobretudo perceber o que faz os jovens ligarem-se as estes mundos e mostrar-lhes que são realidades virtuais". Richard Graham, opinião deste investigador.
Fonte:

Sem comentários: