quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pandemia confirmada!

Foi anunciado esta tarde, pela Organização Mundial da Saúde, que o vírus da gripe à foi considerada 'pandemia'. O nível máximo foi declarado, devido ao aumento das infecções: Estados Unidos, Europa, Austrália, América do Sul e noutros locais.

Esta decisão de subida do nível da 'gripe A' foi tomada, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), após uma reunião
de emergência dos seus peritos sobre o assunto.


Este indício do aumento do nível da 'pandemia' é a confirmação científica de que o vírus foi-se espalhando por todo o globo e tem resistido às condições gerais do planeta, e por outro lado está a adaptar-se rapidamente. Este desenvolvimento progressivo do vírus tem estimulada as farmacêuticas na procura de uma solução para este vírus, assim como os governos de todos os países irão investir mais dinheiro na procura deste 'cura'.

Segundo a OMS, nesta fase inicial da propagação do vírus, a situação considera-se moderada, pelo que os países não terão de limitar o seu comércio internacional.

A gripe A tem continuado a espalhar-se durante o início do Verão no hemisfério norte. Normalmente, os vírus da gripe desaparecem com o tempo quente, mas este tem mostrado uma certa resiliência.

A última pandemia confirmada - pandemia de Hong Kong - matou cerca de 1 milhão de pessoas. Enquanto que uma gripe normal mata cerca de 250 mil a 500 mil pessoas todos os anos.

Fases de alerta:

. Fase 1: Não foram detectados novos subtipos do vírus da gripe em humanos.

. Fase 2: Não foram detectados novos subtipos do vírus da gripe em humanos. No entanto, existe um subtipo do vírus da gripe em circulação em animais que apresenta um elevado risco de infecção humana.

. Fase 3: Existe infecção humana com um novo subtipo do vírus mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa, ou, no máximo, houve situações de transmissão para contactos próximos.

. Fase 4: Existem um ou mais pequenos clusters/surtos com transmissão pessoa-a-pessoa limitada. No entanto, a disseminação do vírus é completamente localizada, indicando que o vírus ainda não está bem adaptado ao hospedeiro humano.

. Fase 5: Existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico).

. Fase 6: A pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral.

Fonte: Jornal Notícias Online

Sem comentários: