segunda-feira, 14 de julho de 2008

Afinal o que é a energia?

A definição de energia não é fácil, mas penso que vos consigo transmitir uma pequena noção de energia... A energia pode se associar a materiais (como a gasolina que faz andar o carro) ou a movimentos. A partir daqui podemos associar que a energia é transmitida entre corpos e sem ela é impossível serem realizados quaisquer trabalhos. Também podemos definir energia como uma medida de capacidade para qualquer coisa ser realizada.

Mas cuidado! É importante saber-se que a energia não é o mesmo que força, porque a força é aplicada num corpo e não pertence a um sistema (sendo a energia transmitida entre corpos, existe uma fonte e um receptor).


Vou dar-vos um exemplo mais aprofundado de transmissão de energia entre corpos:

1) Imagine-mos que cada um de vós está a escrever com uma caneta qualquer coisa, por exemplo (veio uma onda e levou tudo.).

1a) Digam-me, quando é que a energia foi transmitida entre corpos?

Se a energia está associada ao movimento dos corpos então é fácil! A energia foi transmitida entre corpos quando "alguém" estava a escrever... ou cientificamente falando a energia foi transmitida da nossa mão (fonte de energia) e recebida pela caneta (receptor nº1) que por si transmitiu a energia recebida pela mão para o papel (receptor nº2).

Existem vários tipos de energia:

.Energia luminosa - quando há transmissão de energia através da luz;
.Energia térmica - quando há transmissão de energia através do calor;
.Energia radioactiva - quando há transmissão de energia através de radiação;
.Energia química - quando há transmissão de energia através de substâncias;
.Energia mecânica - quando há transmissão de energia através do movimento;
.Energia eléctrica - quando há transmissão de energia através de corrente eléctrica;
.Energia sonora - quando há transmissão de energia através da produção de sons;

Como a energia é um bem essencial para a realização de qualquer trabalho, o Homem dispõe de dois tipos de fontes de energia: as fontes primárias e as fontes secundárias.

.As fontes primárias dividem-se em renováveis e não-renováveis e as fontes secundárias não se dividem porque são obtidas a partir das fontes primárias (como por exemplo o petróleo bruto, o carvão e o gás natural).

.Quais as fontes não-renováveis de energia? As fontes não-renováveis de energia são aquelas que demoram centenas de anos para serem formadas e que são limitadas, como o carvão, o petróleo bruto e o gás natural.

.Quais as fontes renováveis de energia?

As fontes renováveis de energia podem ser usadas constantemente e de forma ilimitada, como por exemplo: o vento, a força das marés, o sol, a energia hídrica, a geotérmica, a biomassa e o biogás.


A energia também pode ser classificada quanto ao modo como se manifesta, assim existem a energia cinética - associada ao movimento dos corpos e a energia potencial -associada à energia armazenada nos corpos.

Sem comentários: