quarta-feira, 24 de setembro de 2008

LHC parado até 2009

O LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, situado na fronteira franco-suíça, com o objectivo de recriar/simular o Big Bang, vai ser desligado até 2009 devido a uma fuga de 1 tonelada de hélio líquido...sendo esta a invenção do século, sabe-mos lá o que nos espera.



O CERN afirmou na semana passada que uma avaria num transformador que controlava a temperatura da máquina, fez com que esta parasse logo no segundo dia depois do LHC ter entrado em funcionamento.



Esta terça-feira houve uma fuga de hélio em estado líquido, que fez com que a máquina parasse. O director da CERN afirma que o LHC estará pardo durante vários meses, para serem feitos testes para se descobrir o que correu mal ou o que falhou e também para poderem recriar/simular o Big Bang em "segurança".



Este projecto, como referido anteriormente levou cerca de 6/5 milhões de euros franceses e suíços e países parceiros, sendo importante salientar que este projecto fará com que o conhecimento sobre a física que a Humanidade tem hoje em dia seja alterado.



Fonte:

.Jornal de Notícias Online


Sem comentários: