quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Teste sobre origem do Universo correu bem!

O primeiro teste de tentar fazer circular um feixe de milhões de protões, no acelerador LHC, o mais potente do Mundo, correu bem. Iniciando-se este teste às 8:30 de Lisboa.

10 minutos depois fez-se um segundo teste, segundo um dos funcionários da CERN.


O objectivo deste projecto é fazer circular um feixe de milhões de protões ao longo de 27 km de túnel (situado a 100m de profundidade), que constitui o Grande Acelerador de Partículas (LHC), antes de realizar experiências com a colisão de protões, para que sejam encontradas novas partículas.


Segundo o director do projecto LHC (Lyn Evans), ainda é desconhecida a evolução dos acontecimentos. Ainda não se sabe de quanto tempo irão precisar para descobrir a partícula que deu início ao Big Bang, ou seja, para que os protões circulem de uma forma estável no LHC.


O projecto faraónico, com é chamado este projecto, reuniu milhares de cientistas durante 20 anos de trabalho árduo, para tentar simular os primeiros milésimos de milionésimos de segundo do Universo.


A construção do LHC está a ser desenvolvida acerca de 10 anos, pelo CERN; considerada a invenção do século, pensa-se poder criar com ela um ambiente igual e existente há 13,7 mil milhões de anos.


Desde 1996 foi construído um túnel de 27 km em circunferência abaixo de 100m de profundidade, até atingir o 271,3º celsius.


Em volta deste grande anel estão 4 detectores, onde irão acontecer colisões de protões à velocidade da luz. No entanto só daqui a uns meses poderão ser feitas as colisões de protões, devido à evolução dos acontecimentos.


Como é óbvio terão de ser feitas várias análises e controlos para mais tarde serem geradas as condições nunca vistas, segundos depois do Big Bang.


O objectivo concreto deste projecto é descobrir respostas para perguntas (relacionadas com o universo), como por exemplo: porque é que existe mais matéria no universo do que anti-matéria, e no fundo chegar a descobertas que mudaram a nossa visão acerca do universo.


O CERN fica situado em Genebra (Suíça), e é propriedade de estados europeus, incluindo Portugal. Contudo, outros países contribuíram para a realização deste projecto: E.U.A, Índia, Rússia e China, custando-lhes ao total 3,76 mil milhões de euros.


Na construção do LHC participaram 10 mil cientistas e engenheiros de 580 universidades de cerca de 100 nacionalidades.


Fonte:
. Jornal de Noticias.

Sem comentários: