quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Large Hardon Collider (LHC) - CERN

Hoje 10 de Setembro de 2008, entrou em funcionamento um projecto de cerca de 9 biliões de euros, o Large Hardon Collider, nas instalações da CERN (Suíça).
Para que já tem visitado o blogue desde início, já deve ter visto alguma frase num post relacionada com o bosão de Higgs, e é esta a função deste projecto: descobrir o bosão de Higgs, que se crê ser a explicação para o início de tudo (Big Bang).


O Large Hardon Collider é um acelerador de partículas com anéis de 27 km de circunferência e 8,6 km de diâmetro, esta máquina está situada num túnel de mais de 100 metros de profundidade, na fronteira entre a Suíça e a França.

Com esta experiência, muito do que diz respeito à Ciência de hoje em dia vai mudar pois iremos saber mais sobre a massa, a gravidade, a recriação dos primeiros instantes do universo e ainda permitirá aos cientistas recuarem até ao milésimo de milionésimo de segundo após o Big Bang


Fontes:
.http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/2008/02/large-hadron-collider.html

Vídeos relacionados:
.http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/2008/02/large-hadron-collider.html (inglês/português)
.http://dererummundi.blogspot.com/2008/08/o-rap-dos-hadres.html

2 comentários:

Speeder76 disse...

Achas que vai abrir um buraco negro?

mcmika disse...

não sei! espero que não!!!
Sabes a que horas é que esta máquina vai entrar em funcionamento?????
Fui a um blog que tinha varios comentarios a falar disso e havia la um comentário que dizia que essa maquina entrou em funcionamento às 8:30 da manhã (horáro de lisboa)